sábado, 13 de junho de 2009

LENDA DE S.JOÃO




Diz uma lenda da Idade Média que esta noite é mágica – as “mouras encantadas” deixam a forma de cobras (com que vivem todo o ano) e transformam-se em figuras humanas.

Durante a madrugada de S. João as mouras vão estender os seus tesouros à orvalha do campo, os mesmos ficam encantados sob a forma de figos.

Quando alguém passa, e os apanha e não os come eles transformam-se em tesouros verdadeiros. Mas, se quem os apanhar os comer eles reduzem-se a carvão.
Por isso tenham cuidado quando apanharem figos, pois podem ser tesouros!!!


Mas deixemo-nos de histórias e lendas, é no Porto que se vive a maior animação de S. João. Começa-se com uma sardinhada e um caldinho verde, tudo isto regado com uma boa pinga, claro está, para dar força para a noite que se avizinha. Por volta das 10:30 sai-se de casa em direcção à Ribeira para ver o fogo de artifício que começa à meia-noite e a partir daí é até ao pôr-do-sol.A cidade enche-se de gente, de alegria, de música. Ouvem-se martelinhos, cheira-se o alho-porro e a cidreira, salta-se a fogueira… Visitam-se todas as tasquinhas e bailaricos onde se dança até cair para o lado e geralmente os foliões acabam todos na Foz…

Sem comentários:

Enviar um comentário